BACALHAU - o verdadeiro

Atualizado: 30 de Dez de 2019


Essa matéria foi baseada em informações contidas no site:

https://bacalhaudanoruega.com.br/artigos/como-escolher-o-melhor-bacalhau



Época de consumo de bacalhau... e vc sabe se realmente está comendo bacalhau?

Existe o legitimo bacalhau, e os peixes tipo bacalhau.



Vocêpode comprar seco e salgado ou sem sal congelado. O que importa é o tipo do peixe cuja textura e sabor se assemelham à do bacalhau tradicional. Sabendo disso, encontrei um pedaço de Saithe (Tipo de bacalhau) congelado... Comprei e farei meu bacalhau sem ter que dessalgar, além de conter postas grossas... esta a um preço muito menor que o "bacalhau" salgado e seco. Fica a dica!


Porém, vale salientar que o bacalhau seco e salgado, sendo dessalgado em casa, tem uma textura diferente e um sabor mais clássico.


Se preferir usar o bacalhau seco e salgado, algumas dicas para o dessalgue:

1 - Tire o Bacalhau da embalagem, lave em água corrente para retirar o excesso de sal, tire pele e espinhas (se a receita pedir), corte (se já não estiver cortado). 2 - Mergulhar em bastante água fria, com algumas pedrinhas de gelo e dentro da geladeira. 3 - Usar duas partes de água para cada parte de bacalhau. 4 - Manter o bacalhau na geladeira durante o período de dessalga. 5 - Se for grelhar ou refogar, dessalgue o bacalhau por mais tempo.


Tempo de dessalague:

O tempo de dessalgue depende da altura das postas, seguindo a indicação:

  •    24 horas por cm da altura da parte mais grossa da posta, aproximadamente;

  •    Trocar a água 2 vezes ao dia, no mínimo;

  • .   Você pode experimentar uma lasca da parte mais grossa para ver se está dessalgado



Como escolher o melhor bacalhau

O Gadus morhua é o legítimo bacalhau.

Algumas espécies da mesma família são denominadas peixe tipo bacalhau.

Os tipos de bacalhau possuem diferentes características que podem ser melhor aproveitadas de acordo com a receita. Portanto, antes de comprar escolha bem a receita e o melhor produto para você.


TIPOS DE BACALHAU

SKREI - A cada inverno o bacalhau da Noruega migra para se reproduzir ao longo da costa. O bacalhau que faz esta viagem é chamado de Skrei, e este também é o nome usado comercialmente para indicar sua excelente qualidade. A migração contribui para a carne ficar macia, firme e com pouca gordura conferindo a esta um sabor superior e uma maravilhosa textura em lascas.


LING - É um peixe comestível com carne saborosa, branca e relativamente firme que se assemelha ao bacalhau. Pode ser preparado fresco, salgado ou seco e pode ser usado em todas as receitas que tradicionalmente usam bacalhau. As ovas de Ling são consideradas uma iguaria na Espanha.


ZARBO - É uma espécie de bacalhau, com carne branca e suculenta e um sabor característico de marisco devido ao seu habitat natural no leito do mar nos profundos fiordes da Noruega. Em virtude de sua textura tornou-se um peixe requisitado entre os chefs Noruegueses.


SAITHE - O Saithe tem um sabor mais característico do que a maioria das espécies de peixes com carne branca. Seu sabor característico combina bem com pratos com muito tempero. A carne do Saithe tem também uma textura firme sendo indicado para fritar.  



GOSTOU DAS DICAS?

Tem muitas dicas, técnicas e receitas de pães sem glúten no meu livro Panificação sem glúten, sem leite, sem segredos! COMPRE AQUI!




10 visualizações