FAROFA VEGETARIANA #semgluten #semleite

Resolvi compartilhar essa versão da farofa vegetariana, excelente para o almoço de sexta feira santa ou Domingo de Páscoa, ou todo dia!


Se você é vegano, basta não colocar o ovo e terá a mesma receita. Pensando em proteínas, pode adicionar grão de bico ou shimeji.


Meu filho passou a ser vegetariano aos 18 anos, 15 anos atras. Me virei nos trinta para criar pratos saborosos e nutritivos. O que mais agradava, e ainda agrada, é essa farofa, muito rica de ingredientes.


E pode até ficar melhor. É que em tempo de quarentena, são os ingredientes que temos.


No youtube tem uma receita antiga com os ingredientes cortados em cubos.

https://youtu.be/DCgbxbuX4IM




Hoje fiz essa da foto para eu e meu marido comermos com feijão preto, arroz integral e escarola refogada com alho.




Utilizei o cortado de plástico para cortes Julienne (tiras finas)








Não faço couve pois tenho intolerância, não consigo digerir com facilidade e dá dor na barriga. Então substituo por escarola.




INGREDIENTES;

  • 1 cenoura média ralada estilo Julienne ou em cubos pequenos;

  • 1 abobrinha ralada estilo Julienne ou em cubos pequenos;

  • 1 cebola pequena cotada em cubos pequenos;

  • azeitonas pretas sem caroço picadas;

  • alho poró picado pequeno;

  • Salsinha e cebolinha picados;

  • Ovos cozidos picados;

  • Farinha de milho flocada, sem glúten. Hoje usei da marca Deusa.





MODO DE FAZER

Refogar cebola no azeite;

Acrescentar cenoura, abobrinha, alho poró, azeitona. Misturar bem;

Não é necessário cozinhar, apenas refogar, deixe crocante;

No final acrescentar salsinha, cebolinha e a farinha de milho o suficiente para dar ponto de farofa;

Tempere com azeite, sal, paprica picante. o que mais você gostar;

Só então acrescente o ovo cozido.


DICA: pode colocar uva passas rsrs (quase ninguém gosta), nozes picadas (eu amo!). Crie, solte sua imaginação e BOM APETITE!








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