INHAME


O inhame é um excelente ingrediente para substituir o leite. Posso dizer que é muito melhor, pois suas propriedades nutricionais ultrapassam às do leite.

Eu mesma necessito consumir inhame diariamente por recomendação da nutricionista.

Mas leite não consumo desde criança, e se consumir... direto para o hospital!


Sempre recebo muitas duvidas com relação à utilização do inhame. vamos por partes.


1 - Ele não pode ser consumido cru. É necessário ao menos dar uma fervura, para eliminar o antinutriente. Esse antinutriente pode causar desconforto estomacal e intestinal.


2 - Deve-se tirar bem sua casca,deixando bem lisinho.


3 - Cortar em pequenos pedaços para cozinhar. Caso ele seja um inhame mais velho, em pequenos pedaços não vai demorar para cozinhar.


4 - Coloque para cozinhar em panela onde ele fique no fundo e possa colocar o dobro de água, sendo que todo o conteudo deve chegar somente até a metade da panela (veja foto 1).

5 - Essa técnica é para dar espaço na panela para a evaporação do calor, sem causar derramamento do liquido.


6 - O inhame é tão parecido com o leite, que até a ebulição e derramamento ele causa, se você não tomar certos cuidados. Um deles é o observado no item 4. O outro e cozinhar com a panela destampada e em fogo baixo.


7 - Verifique na foto 2 acima que quando inicia a fervura a espuma sobe e se não estiver em fogo baixo, derrama, sujando todo o fogão e podendo apagar o gás. Isso ocorre porque ao cozinhar o inhame cria uma nata na superfície (como o leite) e ao ferver o vapor quer sair, mas a nata não permite. Então o vapor empurra a nata para cima até derrubar ela da panela.... Que briga, não é... mas a gente faz a mediação antes e deixa inhame, água e vapor trabalharem em harmonia, cozinhando em fogo baixinho e sem tampar a panela.... não se esqueça.


Eu tenho várias receitas utilizando inhame no meu canal no Youtube, como essa ganache de chocolate;

https://youtu.be/7AGc6905BoQ


37 visualizações