QUEIJO SEM GLÚTEN, SEM LEITE de castanha de cajú

Faço essa receita há muitos anos, por isso o post tem fotos de varias datas. Mas ontem terminei um e fui filmando ao longo dos processos e estará enriquecendo mais a receita que estou editando e complementando.

Queijo de castanha de caju

Existem muitas opções de queijo sem leite. Aqui mesmo no BLOG coloquei algumas receitas. Mas essa receita fica perfeita.

Além de ser perfeita, é muito nutritiva, pois é elaborada com levedura de rejuvelac de sorgo.

O sorgo (Sorghum bicolor L. Moench) é um cereal com muitas propriedades nutricionais. Dentre elas, a de ser altamente antioxidante, pela presença de grande concentração da antocianina.

Eu também utilizo o grão de quinua para fazer a levedura, mas percebi que o queijo fica com sabor mais suave.

O sorgo reage bem em todas as etapas de elaboração do queijo, conforme podem acompanhar no vídeo.


Nesse vídeo eu levei 7 dias para finalizar meu queijo, mas esse tempo pode ser reduzido por exemplo, se estiver fazendo muito calor.


Eu gosto de fazer minha levedura com o grão germinado. Porque?

"Quando as sementes germinam, uma incrível quantidade de força vital é liberada e você passa a ter acesso a uma grande fonte de nutrientes. Durante o processo, as sementes adquirem uma concentração maior de vitaminas, e os carboidratos complexos e as proteinas são convertidas em formas mais faceis de serem digeridas" (do livro Brotos, receitas da culinária viva, da germinação à mesa, de Kathleen O´Bannon).


Se você não tiver tempo para fazer a etapa da germinação, faça o molho e a fermentação. Isso reduz uns 3 dias na elaboração.

O molho é importante para eliminar os antinutrientes que são os responsáveis pelo desconforto abdominal/intestinal, reações alergica etc.

A fermentação é necessária para fazer o queijo.

Então, coloque o sorgo em um vidro com tampa e água suficiente para cobri-lo, deixe de molho por 24 horas trocando a água a cada 8 horas no minimo. Não atarrache a tampa no vidro. Deixe somente encaixada pois pode criar gás dentro e é necessário sair.

Depois, troque a água e passe para a fermentação, quando você vai deixar por uns 2 dias, o sorgo em 800 ml de água, no vidro fechado com um tecido voil, como mostram as fotos e vídeo.


Para a gelatinização eu utilizo agar-agar. Você também pode utilizar gelatina sem sabor no lugar do agar-agar. Contudo, se deixar o queijo muito tempo fora da geladeira, ele vai amolecer. O agar-agar não necessita de refrigeração para espessar, mas necessita ser levado ao fogo e fervido por três minutos para ser devidamente ativada suas propriedades espessantes.


ASSISTA OS VÍDEOS E VEJA A RECEITA DETALHADA ABAIXO!

Vale muito a pena fazer esse queijo de vez em quando.


INGREDIENTES

500 gr de castanha de caju crua natural (ou outra castanha que tenha acesso)

100 gr de grão de sorgo ou grão de quinua

8 gr de sal

15 gr de agar-agar em pó (cor clara)

200 ml do soro do queijo


Vídeo de Junho 2019


Vídeo de Novembro 2019



MODO DE FAZER

Pré preparo

  • Higienize e esterilize um vidro conforme foto abaixo;

  • Se possível utilize um pedaço de tecido voil, pois é fininho, permitindo a entrada do oxigênio e impedindo a entrada de insetos, impurezas. O oxigênio é necessário para ocorrer a fermentação;

  • O tecido pode ser preso ao bocal do vidro com elástico novo ou barbante. Eu prefiro elástico pois fica fácil o manuseio durante as fases;

  • Utilize sempre água filtrada. A água da rua possui muito cloro que pode interferir na formação da levedura.

ETAPA 1 - MOLHO


Sorgo de molho por 24 horas para eliminar antinutrientes
Sorgo de molho por 24 horas para eliminar antinutrientes



  • Lave o sorgo em água corrente;

  • Coloque no vidro e acrescente água filtrada, como mostra a foto;

  • Coloque a tampa no vidro sem atarraxar. Caso ocorra alguma fermentação durante o molho, o gás consegue escapar empurrando a tampa, sem causar danos ao vidro.








ETAPA 2 - GERMINAÇÃO DO SORGO OU QUINUA

Como explicado no inicio da receita, essa etapa não é obrigatória. Você pode pular caso queira reduzir o tempo de preparo. Mas um grão germinado é muito mais nutritivo.


  • Descarte a água do molho;